914 298 246 Custo chamada rede móvel nacional
914 298 246 Custo chamada rede móvel nacional

Poupe tempo e dinheiro em deslocações até ao veterinário, marque a sua consulta e nós tratamos do resto.

* Campos de preenchimento obrigatório

Parvovirose em Cães e Gatos pode causar complicações graves

O que é a parvovirose?

Fique a conhecer a doença parvovirose em cães e gatos e torne-se um tutor atento com a colaboração de Veterinários ao Domicílio by NaturalVet.

Parvovirose é uma infeção causada pelo parvovírus. É uma doença que afeta o trato intestinal e pode provocar diarreia,febre e diminuir a imunidade do animal.

Parvovirose Canina

Enquanto doença altamente contagiosa, a parvovirose em cães é uma doença que afeta os cães e é causada pelo vírus da parvovirose canina (CPV). Podemos afirmar que este vírus ataca as células intestinais e pode levar a complicações graves, especialmente em cachorros que não estão vacinados. A parvovirose em cães pode ser evitada ou combatida através da vacinação. Portanto, vacine sempre o seu cão e pode fazê-lo com facilidade com a Veterinários ao Domicílio by NaturalVet.

A parvovirose em cães é uma preocupação relevante para os proprietários dos animais e para os médicos veterinários. Existe a forte probabilidade da doença se alastrar rapidamente em áreas onde se encontra grande concentração de cães, como canis e abrigos. É extremamente importante entender como a parvovirose em cães é transmitida e quais são os seus sintomas para proteger os nossos amigos de quatro patas. A NaturalVet vai ajudá-lo a detetar esses indícios para que, juntos, possamos combater a doença no seu animal de estimação.

Parvovirose em gatos

A parvovirose também existe em gatos, embora seja menos comum. Os gatos podem igualmente ser alvos desta doença, tratando-se de um diferente tipo de vírus denominado por panleucopénia felina (FPV). Esta doença é uma forma de parvovirose que tem sintomas semelhantes aos da parvovirose em cães e é também, de igual modo, altamente contagiosa entre os gatos.

Apesar dos gatos domésticos de todas as idades serem afetados, o FPV afeta principalmente as crias. A doença traduz-se numa depressão, febre e diarreia, que duram de um a três dias, seguida de uma rápida recuperação. Os animais mais jovens e não vacinados são mais severamente afetados por esta doença, causando uma alta mortalidade, especialmente nos animais entre as 6 e as 24 semanas de vida, sendo geralmente o período de incubação da doença de quatro a cinco dias.

Como se transmite a parvovirose?

A parvovirose em cães é transmitida principalmente através do contacto direto com fezes contaminadas de animais infectados no ambiente, por exposição fecal-oral..

O vírus pode sobreviver em ambientes externos por longos períodos, situação que faz com que suba o risco de transmissão. Cachorros não vacinados e cães jovens têm maior probabilidade de contrair a doença.

A parvovirose em cães pode ser contraída em ambientes onde houve contacto com animais infetados ou com materiais contaminados, como por exemplo, parques para cães, passeios onde os cães frequentemente fazem as suas necessidades e áreas com alta densidade populacional canina.

Muitos dos animais infetados pela doença acabam por não desenvolver sinais clínicos, embora em animais suscetíveis apresente uma elevada mortalidade, uma vez que a parvovirose em cães de tenra idade é mais severa, principalmente em cachorros jovens parasitados e/ou com infecções bacterianas.

A presença contínua da parvovirose em cães depende também e principalmente da estabilidade do vírus no meio ambiente, onde pode sobreviver por largos meses. A baixa dose de vírus necessária para o estabelecimento de uma infeção e a facilidade na transferência mecânica do vírus são fatores importantes para a disseminação da infeção.

Sintomas da Parvovirose

Apesar dos esforços de prevenção, a parvovirose em cães ainda é uma preocupação significativa para os proprietários de animais de estimação e médicos veterinários. No entanto, com um tratamento sintomático adequado e oportuno, é possível aumentar as probabilidades de recuperação e oferecer uma segunda oportunidade aos cães afetados por esta doença. Destacamos ainda a importância da intervenção precoce e de um cuidado intensivo para melhorar as perspetivas de saúde e sobrevivência dos animais.

A terapêutica instituída é sintomática para a parvovirose em cães e deve ser dirigida em primeiro lugar para o restabelecimento dos fluidos corporais e do equilíbrio electrolítico, causados pela diarreia e outros sintomas e a prevenção contra infeções bacterianas secundárias. Ou seja, o tratamento da parvovirose em cães geralmente envolve terapia de suporte para controlar os sintomas, como fluidoterapia para combater a desidratação, medicamentos para controlar vómitos e diarreia, e cuidados intensivos para ajudar o sistema imunológico a combater a infeção. A deteção precoce e a intervenção imediata são essenciais para aumentar as hipóteses de recuperação.

Vacina Parvovirose

A prevenção é fundamental no combate à parvovirose em cães. A vacinação é a melhor forma de proteger os cães contra esta doença. Os cachorros devem receber uma série de vacinas para garantir uma imunidade adequada.

Assim, o principal meio de prevenção da parvovirose em cães é a vacinação, nomeadamente nos animais com um maior risco de contraírem a doença. O calendário de vacinação recomendado inicia-se às 6 semanas de idade, com reforços às 9 e às 12 semanas de idade.

Para além da imunização, é importante isolar os cachorros para minimizar as oportunidades de infeção durante o seu período vulnerável. Nos canis, os cachorros devem ser isolados a partir das 4-6 semanas de idade e até ao final da vacinação. Nos cães de apartamento, se o isolamento não for possível, os cachorros devem ser isolados das áreas onde os cães convivem, como parques e outros locais de recreação.

Pode sempre consultar a Veterinários ao Domicílio by NaturalVet para determinarmos o cronograma de vacinação mais apropriado para o seu animal de estimação.

Finalmente,  a parvovirose em cães é uma doença grave que pode ser prevenida através da vacinação e da prática de uma boa higiene. Se existem suspeitas que o seu cão está infetado, procure nossa assistência veterinária imediatamente para obter o tratamento adequado e proteger a saúde do seu animal de estimação. A parvovirose em cães é uma preocupação real mas, com os cuidados certos, conseguimos manter os nossos amigos peludos felizes e saudáveis.

A dra Joana é uma óptima veterinária, super atenciosa com o nosso menino. Sempre disponível e uma profissional de excelência sem sair de casa. Estou muito satisfeita com o acompanhamento do Loki.

Susana Tavares

A Dra Joana é extremamente empenhada em fazer tudo , que possa ajudar no tratamento dos animais..o meu Gorducho de quase 20 anos, mal andava..hoje corre feliz. Todas as suas orientações são para encaminhar as situações para o melhor, passa me muita confiança e segurança. (...)

Maria Ms

Onde actuamos

Veja no mapa a nossa área de actuação. Se a sua morada for próxima mas não estiver presente na zona abrangida por favor contacte-nos de modo a confirmar a possibilidade de deslocação.

Margem Sul:
  • Alcochete